sobre nós

História 

A Cuidadores surgiu a partir da experiência pessoal dos fundadores. A inspiração foi a D. Filomena Magalhães, mãe do co-fundador e cuidadora da sua tia com quem sempre viveu. A D. Filomena tem 69 anos e cuidou da D. Lidinha devido à sua fragilidade, manifestando demência nos últimos três anos. A D. Lidinha deixou-nos recentemente, a 14 de Fevereiro de 2017, após uma longa vida de 104 anos. Acreditamos que todo o carinho e cuidados prestados pela sua cuidadora fizeram a diferença para chegar onde chegou!

Testemunho

Tanto a D. Filomena como a D. Lidinha sempre foram mulheres ativas e trabalhadoras. Ultrapassando vários desafios da vida, incluindo problemas de saúde, múltiplas cirurgias e depressão, a D. Filomena não hesitou quando se viu confrontada com a debilidade crescente da D. Lidinha. Apesar do desgaste físico, decorrente dos cuidados continuados prestados à sua tia-mãe, e também psicológico, agravando-se devido às muitas noites sem dormir, a D. Filomena, cuidadora, refere:
 

“A minha tia foi como uma mãe. Criou-me desde os 3 anos. Sempre a admirei muito, sempre foi uma mulher corajosa e aprendi muito com ela.
Nunca poderia deixá-la. Apesar de todas as dificuldades que senti, sinto-me feliz e em paz por ter estado dedicada a ela. 
Cuidei até ao fim. Não podia ser de outro modo.”

Filomena, 69 anos

A partir desta experiência pessoal e constatando através de relatos de diversas pessoas amigas, conhecidas e desconhecidas das dificuldades inerentes à atividade de cuidar informalmente de alguém querido, os promotores estabeleceram contacto e visitaram vários Centros da Carers Trust no Reino Unido (www.carers.org). Confirmando através do exemplo britânico que é possível criar condições que facilitem a tarefa de cuidar, decidiram por "mãos à obra" e propor parceria à Carers Trust, a fim de trazerem para Portugal o modelo validado. De imediato foi aceite, e desde 2015 que a parceria Cuidadores - Carers Trust se tem revelado numa experiência enriquecedora para ambas as partes permitindo colocar as bases para a réplica do modelo Carers Trust adaptando à nossa realidade. 

Visão

A pessoa cuidadora informal é reconhecida e valorizada, possuindo estatuto próprio como cuidador/a informal, e é apoiada de acordo com as suas necessidades para melhor integrar o papel de cuidador na sua vida pessoal e profissional. 

Missão

Ser uma entidade de referência para cuidadores informais, capaz de atuar através de um modelo de apoio de acordo com as suas necessidades, onde se inclui apoio emocional, aconselhamento, ajuda prática e acesso a descanso tão necessário, baseado no conhecimento da realidade.     

Valores 

  • Confiança 
  • Integridade 
  • Multidisciplinariedade 
  • Conhecimento 
  • Sustentabilidade 

Modelo de Ação 

Implementar um modelo de apoio e capacitação multifacetado direcionado a cuidadores baseado na metodologia do parceiro Carers Trust, ajustado às necessidades e contexto nacionais. 

Objetivos

  • Reforçar/Construir confiança no ato de cuidar
  • Promover o apoio a todos os perfis de cuidadores informais
  • Criar uma rede de cuidadores informais
  • Sensibilizar a sociedade para o papel da pessoa cuidadora informal
  • Promover e participar em estudos que permitam abordar a temática dos cuidados informais (caracterização de perfil e necessidades de cuidadores e impacto socio-económico).
  • Criar parcerias que permitam dar uma resposta capaz de melhorar a vida de quem cuida. 

Equipa

Uma equipa multidisciplinar à sua disposição. 

equipa